sábado, 17 de janeiro de 2009

Uma semana calminha...deviam ser todas assim!!

Enquanto não arranco a sério com a minha tese de mestrado, dedico-me mais às aulas de expressão musical. Esta semana, desenvolvi com os meus alunos algumas danças de carácter livre, criadas a partir de músicas comerciais. Obtiveram-se resultados muito engraçados e aliciantes para os miúdos. As músicas selecionadas foram "Hope Of deliverance" de Sir Paul Mccartney (versão http://www.youtube.com/watch?v=cpS8rBrqyYE ) e "Steam" de Peter Gabriel. (versão http://www.youtube.com/watch?v=YB7NhBdgtps )
Para a primeira música, uma dança de roda, de contornos medievais, com a turma a cantar entusiasmadamente o refrão. Pela envolvência sonora, um bem estar eclodiu na sala. Para a segunda, uma espécie de "robôs À solta". O objectivo era desenvolver o sentido de tempo, a noção e marcação da seminima. Resultou em cheio. Ouçam a música e imaginem cerca de 20 miudos a serem robôs, deslocando-se ao tempo da música.
Objectivo cumprido. Os alunos gostaram da actividade (uns mais espevitados do que outros, obviamente).
Aproveitei estes dias para levar o CD do Joe Lovano (que recomendo vivamente) para a aula. O jazz paira no ar. Supreendemente, muitos dos alunos identificam bem o estilo, a instrumentação presente e padrões rítmicos, o que é óptimo. Pelos visto, é bom ser diferente e levá-los a ouvir algo mais do que música comercial.

"It could Happen to You" ...lindo este tema de Chet Baker (uma recente descoberta).
É o meu estudo semanal para a escola de jazz, o tema e o solo vocal genial, onde o timbre e melodia se combinam na perfeição. Ouçam...

Semana de boa criatividade nos Foxrot. Depois de "Andar a correr", mais um original a ganhar forma. "Dia a Começar". A Banda apresenta-se em breve ao vivo. Fiquem atentos ao blog.

Por fim, deixo uma sugestão literária. "O Solista" de Steve Lopez.
Baseado numa história veridica, este romance conta a história de um jornalista que descobre nas ruas um músico sem-abrigo. Um prodígio, antigo aluno da Julliard que devido à esquizofrenia é obrigado a abandonar uma carreira e uma vida promissora. Conhecemos então, através da leitura, o desenvolver de uma amizade consolidada pela música, pela fragilidade humana e respeito pelas virtudes do outro. Um excelente livro com algumas curiosidades de factos reais e alguns momentos cómicos.
Em breve estreia o filme com Robert Downey Jr. e Jamie Fox. Aumenta ainda mais a curiosidade.
Recomendo! ( 4 *)

Sem comentários:

Enviar um comentário