domingo, 18 de janeiro de 2009

"Um cometa chamado Clapton" - 20.02.01


Numa de alimentar esta nova ideia de escrever no blog, aproveito então para partilhar uma daquelas experiências musicais que me marcaram na adolescência e enquanto músico. De há uns dias para cá, tenho falado com um colega, também ele guitarrista, e companheiro nos "Bintage Band" para irmos a Londres em Maio, ver o Eric Clapton. Devido aos preços dos bilhetes (mesmo em "low cost"), não sei se o desejo se realizará. Em conversa com o Alberto, revivi esse grande dia, 20 de Fevereiro de 2001, em que eu, com os meus 16 anos e iniciante na guitarra, fui de comboio na companhia do Pedro (esse grande maluko, desparecido pelos "states"), para ver o Clapton.
Bem, é engraçado como algo que nos marca tanto perdura na memória de forma tão viva.
A exibir a T-shirt que tinha perdida lá em casa, decorada pelo "je" (que por acaso era da marca Diesel, e valia uma fortuna, embora o facto de ser toda preta tenha levado à sua escolha). fez sucesso. Experienciei pela primeira vez esse cheiro extasiante da erva....tinha uns freaks a fumar uns valentes charros atrás de mim. No final do concerto, embora sem nunca consumir algo dessas coisas mágicas, já saltávamos todos juntos...enfim.
Acho que nunca vi uma primeira parte de um concerto que pusesse o público completamente eufórico: Doyle Bramhall II & Smokestack (o filho de Doyle Bramhall, o baterista do lendário Lightning Hopkins), que vieram apresentar o excelente "Welcome", talvez um dos melhores albúns de Blues Rock desta década. Steve Ray Vauhgn em palco, no corpo de um jovem guitarrista que mais tarde viria a integrar a banda de Clapton até às digressões de hoje. O concerto abriu com "Soulshaker", e quase que consigo lembrar-me na perfeição da sensação sentida com as primeiras batidas.
Depois de quase 1h de concerto, entra Eric Clapton e o resto é história da música para os 16mil presentes no Atlântico. Os Hits estiveram lá todos, incluindo uma surpresa: uma fabulosa interpretação do eterno "Over the rainbow", a fechar o encore e que levou o público à rendição.
Clapton trouxe consigo a sua banda de eleição já desde os finais dos anos 90: Steve Gadd na bateria, Nathan East no Baixo, Andy Fairweather-Low na Guitarra (e voz...e que Voz), David Sancious nos teclados e o brasileiro Paulinho da Silva (que no final do concerto entregou a minha t-shirt ao Eric). Clapton apresentou para além dos eternos clássicos, temas do seu album mais recente "Reptile". Mas foram os temas da velha guarda que marcaram a noite. "Cocaine", "Layla" e até "Badge", deixaram-me em delírio. Mas foi com "River of Tears", numa apoteose final, por riffs e solos com alternâncias de dinâmicas, espantosas, criadas pela banda que fiquei completamente vidrado no guitarrista desde então.
Músico de poucas palavras (muito poucas mesmo), Clapton mesmo sem comunicar com o publico deu a entender que também não precisava de o fazer, pela maneira como tocou.
Momento hilariante do concerto: a entrada de Clapton em palco, sozinho com a sua Martin, para interpretar "Key to the highway" e "Sunshine of your love", com Andy Fairweather - Low a provocar a euforia e risadas no público pela sua maneira fantástica de cantar o dueto com Clapton (ouçam e percebem porquê). Meses depois, quando comprei o "One More Car One More Rider", e o ouvi em viagem de S.Bento até Espinho, pela primeira vez desde o concerto, não consegui conter o riso, que chamou a atenção às pessoas que iam à minha frente.
Terá sido o concerto que mais me marcou enquanto guitarrista. No dia a seguir, 10ºAno em acção, e eu a estudar para o teste de Matemática do dia seguinte, a pensar no coro de de 16 mil pessoas a cantar "She Don't lie...Cocaine". Sempre a recordar cada vez que o ouço...
"Um cometa chamado Clapton", dizia o título da seccção das artes do público. Ainda tenho o recorte, ja descolorado. Foi a minha leitura de fim de dia durante algumas noites, ao som do "Slowhand"
O Melhor: Clapton e a sua banda, pela excelência musical
O Pior: a falta de comunicação com o público, mas que também não se importou com isso.
9 / 10
Alinhamento:
Key To The Highway
Reptile
Tears In Heaven
Bell Bottom Blues
Change The World
My Father"s Eyes
River Of Tears
Goin" Down Slow
She"s Gone
Got You On My Mind
Travellin" Light
Don"t Let Me Be Lonely
Badge
Hoochie Coochie Man
Have You Ever Loved A Woman
Cocaine
Wonderful Tonight
Layla
Encore:
Sunshine Of Your Love
Somewhere Over The Rainbow

Sem comentários:

Enviar um comentário