terça-feira, 19 de maio de 2009

"musicalmente falando..."

1 vez por mês, passo a apresentar algumas perspectivas, opiniões sobre a importância de áreas associadas à expressão musical e a forma como estas podem explicar um bom desenvolvimento psíquico, motor e afectivo e emocional da criança.
Começaria neste primeiro artigo por descrever um pouco o conceito de aprendizagem através da música.
A participação activa da criança na aprendizagem da música implica, não só a parte mental /cognitiva que remete para uma apreciação objectiva da música, mas também a expressão de um vasto leque de sentimentos pessoais, quando esta ouve e faz música. A criança, sobretudo na fase escolar, é extremamente receptiva ao desenvolvimento musical e esta fase deve ser aproveitada para a aplicação sistemática de práticas musicais. A musicalização desenvolve na criança, além da sensibilidade para a música, equilíbrio emocional, auto-estima, auto-conhecimento e tantas outras habilidades que colaboram na sua formação. Assim, ao falarmos da música como uma forma de linguagem, podemos ter como ponto de partida a relação que se estabelece na música em si, nomeadamente entre a prática/ vivência e o desenvolvimento cognitivo, afectivo e social da criança. A música promove a aprendizagem cognitiva visto que esta é facilmente estimulada, particularmente no campo do raciocínio lógico, e da memória. Trabalhar com a música, independentemente da área, significa integrar nessa aprendizagem, experiências que envolvam a vivência, a percepção e a reflexão. Alias, é nisso que consiste a música, em produzir formas sonoras que expressem percepções, sentimentos, ideias e pensamentos de um indivíduo. É juntar emoção com a razão, para promover o seu auto – conhecimento.
Qual a importância da musica, bem como qualquer outro meio de expressão, no desenvolvimento da criança? A música é uma parte intrínseca de cada ser humano. Uma educação que exclua a música não pode ser considerada completa. A criança coloca na música a sua mente e o seu afecto, e tudo a aquilo que esta absorve da música, traduz depois em expressão corporal, sonora ou verbal, demonstrando diferentes sentimentos, ao mesmo tempo que estimula a sua imaginação e sua fantasia e descreve ao próximo traços importantes da sua personalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário